Ranking de cidade mais conectada revela uma ascensão das “cidades médias”

Campinas desbancou São Paulo como a cidade mais conectada do Brasil

O ranking Connected Smart Cities 2019 divulgou que a cidade de Campinas é a cidade mais conectada do Brasil. O local se destacou na economia, tecnologia e inovação, empreendedorismo, governança e mobilidade.


O ranking é reflexo de um movimento que vem acontecendo há algum tempo no Brasil. As capitais do Sudeste estão deixando de ser os únicos polos de tecnologia e inovação, e as cidades do interior estão conquistando seu espaço.

Campinas concentra 5 parques tecnológicos e 5 incubadoras de startups. A cidade apresentou ainda um crescimento de 4,9 por cento no número de empresas de tecnologia e 21,9 depósitos de patentes a cada 100 mil habitantes. 

Ainda no Estado de São Paulo, a cidade de Ribeirão Preto está se tornando um celeiro de startups, e Presidente Prudente tem se destacado na área de empreendedores e pesquisadores. Além disso, São José dos Campos foi considerada a cidade mais inovadora do país.

Algo que está acontecendo também é uma descentralização em relação aos polos de tecnologia e inovação, que durante muito tempo ficaram em torno de São Paulo. Curitiba, por exemplo, é considerada a quarta melhor cidade do Brasil para empreender.

Florianópolis também acompanha de perto o crescimento de Curitiba. O setor tecnológico da cidade registrou 6,7 bilhões de reais de faturamento em 2018.

Segue ranking das 20 cidades melhor classificadas:

1. Campinas (SP) 
2. São Paulo (SP) 
3. Curitiba (PR) 
4. Brasília (DF) 
5. São Caetano do Sul (SP)
6. Santos (SP)
7. Florianópolis (SC) 
8. Vitória (ES) 
9. Blumenau (SC)
10. Jundiaí (SP)
11. Campo Grande (MS)
12. Niterói (RJ)
13. Belo Horizonte (MG)
14. Rio de Janeiro (RJ)
15. Joinville (SC)
16. Itajaí (SC)
17. Balneário Camboriú (SC)
18. São Bernardo do Campo (SP)
19. Palmas (TO)
20. Porto Alegre (RS)