Semana do Brasil aumenta em 12% o percentual de vendas no varejo

Empresas do setor varejista, imobiliário e de publicidade e propaganda participaram da iniciativa

O percentual de vendas no varejo teve aumento de 12% durante a Semana do Brasil (foto: reprodução)

Segundo balanço divulgado pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), na semana passada, as promoções e descontos concedidos pela Semana do Brasil, que aconteceu dos dias 6 a 15 de setembro, elevou em 12% as vendas de varejo em todo o país.

4,5 mil empresas participantes

Desde a criação do período promocional, o objetivo principal era estimular o crescimento da economia no país, para isso, cerca de 4,5 mil empresas que integram o setor varejista, imobiliário, de publicidade e propaganda aderiram a esta iniciativa.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública do governo federal, também esteve junto em prol do crescimento de renda. A campanha também contou com a participação direta de meios de comunicação que fizeram a divulgação de mensagens publicitárias sobre a semana

Para essa alta na economia, contribuíram positivamente os setores de cosméticos, que obtiveram cerca de 19% de crescimento em suas vendas, logo depois, com 16%, esteve o setor de móveis e eletrônicos.

Com 13% de crescimento, encontram-se os supermercados, e com 7%, o setor de vestuário, segundo levantamento realizado pela Cielo, empresa de serviços financeiros. Vale ressaltar que, a respeito das médias, todo resultado foi equiparado aos dias de funcionamento normal e regular dos seis primeiros de 2019.

Clima de otimismo

Desde o início da campanha, foi registrada uma adesão expressiva de incorporadoras, com mais de 50 empresas anunciando “1 ano de condomínio grátis” apenas na cidade de São Paulo. Houve aumento de visitas aos estandes e vários negócios estão sendo realizados, segundo a Secom, que ressaltou que o clima entre os empresários era de bastante otimismo em relação aos resultados obtidos nos primeiros dias de promoção.

“Vamos valorizar o que é nosso”

Com slogan “Vamos valorizar o que é nosso”, a Semana “surfou” na onda das comemorações de 7 de setembro (Independência do Brasil), para promover tais descontos dentro do território nacional. A proposta foi inspirada em promoções que, geralmente, acontecem em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo. Espera-se que para os próximos semestres a proposta conquiste confiança e consiga criar mais expectativas para novas promoções.

Em parceria com o governo no engajamento de divulgação e mobilização da Semana do Brasil, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).


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