Governo estuda plano para reestruturar a Embrapa

O debate sobre a forma e o alcance da reestruturação ainda está no início

O governo federal está estudando um plano de reestruturação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento anunciou que o debate sobre a forma e o alcance da reestruturação ainda está em sua fase inicial. 

Há dois meses, a consultoria contratada para contribuir com o projeto através de uma visão externa entregou ao ministério os primeiros resultados da auditoria nos processos e ferramentas de gestão da Embrapa. 

A Embrapa não está entre as empresas públicas incluídas já incluídas no Plano Nacional de Desestatização., mas Secretaria de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, responsável por promover a reestruturação e a privatização de empresas estatais, manifestou-se a favor da reestruturação da empresa. 

Em 2017 e 2018, a própria Embrapa criou grupos de trabalho para que fossem propostas readequações. A partir da análise das sugestões, a empresa optou por contratar uma consultoria externa. Com a mudança de governo, o plano de reestruturar a empresa voltou a ganhar força.