Hoje, as empresas vêm passando por inúmeras mudanças em suas estruturas para se adequar às novas tecnologias. Todo esse processo tem sido chamado de Transformação Pós-Digital e está no topo das agendas nas salas de reuniões. A tarefa de liderar essas discussões está sendo atribuída ao Chief Digital Officer (CDOs), cujo sucesso no papel passou a ser influenciado por dois fatores: competência e credibilidade.
Uma pesquisa do IMD analisou que a maior parte das organizações costumam pensar que competência e credibilidade podem ser melhor combinadas em um candidato externo, já que 70% dos 508 CDOs analisados foram contratados fora da organização. Em relação ao tempo médio de atuação, o dos CDOs tem sido 2,5 anos, de acordo com dados do MIT.
Além de competência e credibilidade, outra habilidade extremamente alta para essa função é a competência digital — conhecimento, habilidades e experiência. Sem essas habilidades, não tem como lidar de forma eficaz com a natureza profunda e específica de domínio da sua posição.
Condições do sucesso
O estudo realizado pelo MIT apontou quatro tipos de CDOs eficazes que assumem papéis distintos de liderança e demonstram diferentes níveis de sucesso em peculiares situações de transformação digital.
O CDO Catalisador é o que libera a transformação digital, criando um ambiente de trabalho que promove a criatividade. Esses profissionais têm uma rede diversificada dentro da empresa e também de contatos externos.
Além disso, têm fortes habilidades com as pessoas e são capazes de entender os comportamentos de consumo para influenciar e envolver a organização em prol dos seus apontamentos.
Já o CDO Especialista em Informações Privilegiadas têm fortes habilidades interpessoais e o maior tempo médio de permanÊncia na empresa – 16 anos. Com base em sua reconhecida experiência profissional, utilizam suas redes bem desenvolvidas para inovar ou para aconselhar e orientar outros inovadores.
Eles educam as equipes sobre as funcionalidades e as aplicações das tecnologias digitais de ponta no contexto comercial, reduzindo as reservas decorrentes da falta de conhecimento e facilitando a adoção e difusão dessas tecnologias em toda a empresa.
O CDO Evangelista da Inovação impulsiona a digitalização por seu envolvimento direto e pessoal em iniciativas e projetos de inovação. Esse tipo de CDO contribui para a transformação digital introduzindo novas ideias de fontes externas.
Por último, tem o CDO Quebra Gelo Solitário, que tendem a estar diretamente envolvidos em importantes projetos de inovação e a desempenhar um papel central nas principais iniciativas de digitalização. No entanto, estes CDOs têm níveis razoavelmente baixos de consciência social, influência interpessoal e capacidade de criar redes.