Empresas preparam internacionalização de fornecedores locais para operação

PDF e Fiema se reuniram no dia 28, na Casa da Indústria Albano Franco

????????????????????????????????????

As empresas do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) – Alumar, Cemar, Eneva, Solar, Coca-Cola e Vale –,  o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia e a Fiema se reuniram na quarta-feira passada (28), na Casa da Indústria Albano Franco, em reunião do Conselho Gestor. 

Na ocasião, além do PDF receber novas empresas apoiadoras, foi anunciada a reativação do CINCentro Internacional de Negócios da Fiema , cujos serviços ficarão agora sob a responsabilidade do PDF. 

De acordo com o superintendente interino da FIEMA, Diogo Lima, o Ministério da Economia concede às federações das indústrias a possibilidade de emitir certificados de origem e uma série de documentos necessários à internacionalização das empresas. A partir de agora, o PDF já está regularizado junto ao Ministério para prestar mais esse serviço para as empresas.  

Além do CIN, mais três novos serviços serão ofertados pelo PDF. Um deles é o serviço de cotação de preços, que permitirá que empresas de todos os portes e segmentos obtenham propostas comerciais de fornecedores maranhenses de materiais e serviços cadastrados no site do programa. Um outro serviço é a divulgação de editais de processos licitatórios dos órgãos públicos.