Aplicativo “Xovê”orienta na prevenção de HIV

Por meio do aplicativo, é possível identificar o grau de risco de contrair o vírus, testagens e orientações gerais

Lançamento do Aplicativo Xovê (foto: reprodução)

Com objetivo de conscientizar e prevenir doenças com HIV/ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), uma iniciativa da Casa de Apoio Acolher em parceria com a empresa paulista Metasix, lançou, nesta última sexta-feira (30), em São Luís, o aplicativo “Xovê”, que levou cerca de oito meses para ser desenvolvido e finalizado e já está disponível para o sistema operacional Android.

Finalidade do App

O acesso ao Xovê, disponibiliza aos usuários acessar informações, tais como, o grau de risco de contrair o vírus HIV e IST1, testagem, orientações gerais a respeito da profilaxia após exposição e acesso aos pontos que distribuem preservativos, tanto femininos, quanto masculinos.

Segundo o diretor-presidente da Casa Acolher, Paulo César Ribeiro Almeida, quando os esforços são destinados a tudo que se faz, incluindo o zelo para com outras pessoas, tudo se torna mais próspero. Idealizar o aplicativo Xovê faz parte disso, que é tanto para informar como unir forças para reduzir índices de pessoas com HIV/Aids, levando conscientização sobre a prevenção.

A Casa de Apoio Acolher tem sido de fundamental importância para orientar e acompanhar as pessoas que vivem com HIV/Aids. A ferramenta idealizada por eles possibilita uma contribuição a mais no tocante às ações de prevenção de ISTs, portanto, o objetivo é este; que as pessoas com mais acesso às tecnologias disponíveis saibam aonde buscar ajudar, caso precisem. Finalizou a diretora geral do Hospital Presidente Vargas, Leyna Lima, enfatizando que o app Xovê mostrará quais unidades de saúde realizam teste rápido.