“Uber dos caminhoneiros” revoluciona o frete no Brasil

O TruckPad é a primeira e maior plataforma que conecta caminhoneiros autônomos a cargas. Fundada em 2013, a startup permite aos motoristas autônomos combinarem entregas. A ferramenta grátis, conhecida popularmente como “Uber dos Caminhoneiros”, funciona em todo o Brasil e oferece um canal de comunicação entre o condutor e as empresas com cargas para serem transportadas.

Os interessados devem cadastrar o veículo e informar o tamanho da carroceria. A partir disso, o serviço filtra as opções de frete disponíveis por cidade ou estado. O motorista pode obter o telefone e entrar em contato diretamente com o cliente.

Para o caminhoneiro, o aplicativo oferece ofertas de fretes, através de uma interface simples e permite a negociação direta com as empresas. A plataforma ainda oferece uma área de serviços de apoio ao caminhoneiro, notícias e dicas, carteira eletrônica, protocolo de entrega e mensagens.

Para as empresas, o TruckPad é uma plataforma web que permite a geolocalização dos caminhoneiros disponíveis para transportar as cargas, em tempo real.  O sistema permite a gestão dos fretes, acesso a ficha dos motoristas, o acompanhamento da viagem até o protocolo de entrega.

A ideia da startup era promissora, mas no começo a TruckPad enfrentou algumas barreiras. A primeira delas foi que, até bem pouco tempo atrás, nem todos os caminhoneiros tinham smartphones para instalar o aplicativo. No entanto, Carlos Mira, fundador do aplicativo, afirma que as coisas evoluíram rápido.

E também houve certa desconfiança com a novidade. Nesse ponto, Carlos afirma que o fato de ter intimidade com a indústria de transportes ajudou. Com o tempo, os motoristas foram incorporando o aplicativo, animados com a perspectiva de se livrar de agenciadores de carga – o empreendedor calcula que os condutores ganhem até 50% a mais em alguns casos.

Em 2013, ainda com os negócios em fase inicial, a empresa conquistou um prêmio da Startup Weekend e, aos poucos, foi ganhando visibilidade. No ano seguinte, o negócio foi selecionado para passar por aceleração na Plug and Play, no Vale do Silício. Carlos fez as malas e foi morar no polo de inovação por seis meses. No fim desse período, a empresa saiu de lá como destaque do programa, eleita a startup mais inovadora, e voltou ao Brasil pronta para ganhar escala. 

Agora o plano é intensificar a presença nas empresas com uma solução chamada internamente de Easy Truck, em que a startup fica responsável por localizar e contratar caminhoneiros para as grandes empresas, com altíssima necessidade de transportar carga. Em paralelo, quer ampliar o número de caminhoneiros cadastrados na plataforma.

Quando a TruckPad alcançar mais maturidade no Brasil, Carlos considera a internacionalização. A meta é criar soluções escaláveis, mantendo a estrutura enxuta.