Caixa Econômica anuncia novas taxas de juros para financiamento imobiliário

Os valores partem de 2,95% ao ano e chegam a 4,95% ao ano mais o IPCA.

Nesta terça-feira (20), a Caixa Econômica Federal anunciou as novas taxas de juros para financiamento imobiliário indexadas à inflação. Saindo de 2,95% ao ano, os valores chegam a 4,95% ao ano mais o  IPCA. Para os contratos, a mudança significa uma queda e 51% no valor das prestações em contratos com a taxa mais barata e de 35% no caso mais caro.

 “A mudança beneficia tanto o mercado imobiliário como o consumidor final que irá pagar uma prestação bem menor”, analisa o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins acrescenta ainda que é possível atrair mais investidores. De acordo com ele, isso leva mais dinheiro para o mercado acaba atraindo empresas menores para participar, o que estimulará a concorrência. Com isso, tem-se a certeza que os custos para o crédito imobiliário irão diminuir

Os contratos com financiamentos indexados ao IPCA serão aplicados em novos no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e terão prazo de 360 meses e financiamento máximo de 80%.

Hoje, as taxas cobradas pela Caixa estão entre 8,5% e 9,75% ao ano + TR. Há uma previsão de inflação de 3,71% ainda este ano, mas os juros anuais da nova modalidade de crédito ficarão entre 6,66% e 8,66%.