Toyota faz parceria com startup para fabricar robôs domésticos

Junto com a Preferred Networks, empresa quer desenvolver assistentes robotizados que ajudem, por exemplo, a coletar roupas sujas do chão

A Toyota quer tornar as atividades do dia a dia mais simples e está apostando em robôs para isso. A montadora de carros anunciou uma parceria com a startup japonesa de inteligência artificial (IA), Preferred Networks, para desenvolver robôs-assistentes que ajudem com as tarefas domiciliares.

As empresas já vinham colaborando no desenvolvimento de veículos autônomos desde 2014. Agora, as duas trabalharão juntas pelos próximos três anos no desenvolvimento e pesquisa de novos softwares, usando como base o Robô de Suporte Humano (sigla em inglês: HSR).

Criado em 2012 pela Toyota, o robô, equipado com um braço, monitor e câmeras, consegue coletar e manusear objetos, além de fornecer recursos de controle remoto e comunicação. A Toyota afirmou que já entregou dezenas de unidades do HSR para a startup iniciar o projeto.

A Preferred Networks já vinha usando o robô para desenvolver o seu software de IA desde o ano passado, quando apresentou um assistente robotizado que conseguia diferenciar roupas sujas e limpas ao arrumar um quarto, por exemplo.

O HSR é um dos sete robôs que estarão nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. O robô transportará alimentos e produtos para os visitantes com dificuldade de mobilidade. Os auxiliares robóticos também podem guiar visitantes até seus assentos e oferecer informações sobre os eventos.

Desenvolver robôs-assistentes tem sido um dos principais objetivos da Toyota. Desde 2004, a empresa tem desenvolvido, em parceria com universidades, projetos desse tipo em seu Instituto de Pesquisa Toyota.