Volkswagen produzirá na Europa modelo desenvolvido no Brasil

Pela primeira vez em mais de 60 anos, o grupo irá fabricar globalmente um veículo projetado pela subsidiária brasileira

Volkswagen vai produzir na Europa, pela primeira vez em sua história, um modelo projetado pela subsidiária brasileira. O veículo terá a mesma plataforma do SUV T-Cross, o mais novo lançamento da marca no Brasil, mas ainda é segredo. 

Ralf Brandstätter, chefe de operações da marca Volkswagen Passenger Cars, afirmou que o novo carro é fruto de um projeto feito no Brasil e toda tecnologia embarcada nele foi concebida por aqui, e o objetivo é exportar essa tecnologia.

Segundo o executivo, o modelo foi apresentado pela subsidiária brasileira ao board do grupo, que gostou do projeto e vai exportar sua plataforma de produção. É a primeira vez que isso acontece em mais de 60 anos de história da Volkswagen do Brasil.

Brandstätter reforçou a importância do acordo fechado entre o Mercosul e a União Europeia, destacando, porém, que a estratégia do grupo para a América Latina é oferecer carros produzidos localmente, e que tenham sido projetados sob medida para a região.

O Brasil representa cerca de 6% das vendas totais da marca Volkswagen no mundo, sendo considerado um dos mais importantes mercados para o selo globalmente. No entanto, a China ainda responde pela metade dos emplacamentos da marca.

De janeiro a julho, as vendas da Volkswagen no Brasil cresceram 12,1% sobre igual período do ano passado, encerrando o período com uma participação de 14,9% do mercado brasileiro.

Argentina

A crise na Argentina está preocupando toda a indústria automotiva. Segundo Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, a montadora está estudando qual o tamanho do impacto da retração do mercado argentino nas operações brasileiras, já que uma parcela importante das exportações da subsidiária brasileira é destinada ao país vizinho.

As vendas de veículos na Argentina caíram quase 50% neste ano, mesmo com incentivos recentes do governo para a compra de carros novos. Di Si afirmou que nas próximas duas semanas será avaliado se irá ser necessário realizar alguma parada nas linhas brasileiras em decorrência da crise na Argentina.

Ainda assim, a empresa ressalta que a produção de transmissões na fábrica de Córdoba tem mantido os níveis normais, já que 90% dos volumes são exportados. Na planta de Pacheco, a empresa está concluindo uma nova linha de pintura, que abrigará a implementação do modelo Tarek, que vai competir no mercado de SUVs médios. Lá também é produzida a picape Amarok.