Ceprama Itinerante: Feira de artesanato que vai percorrer o Maranhão começa em setembro

A Feira tem como missão colocar o turismo e o artesanato do estado no seu lugar de direito

O Ceprama Itinerante foi lançado oficialmente na tarde da terça-feira (6) pela Secretária do Estado de Turismo (Setur). O objetivo do projeto é promover o intercâmbio da produção de artesanato regional e a geração de trabalho e renda. A feira de artesanato vai percorrer o Maranhão a partir de setembro.

O projeto faz parte das ações em comemoração aos 30 anos do Centro de Produção e Comercialização dos Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) que também ganhou a reinauguração do auditório. O Ceprama foi instalado no prédio da antiga Fábrica do Cânhamo e há três décadas se tornou uma vitrine dos saberes e fazeres expostos em peças artesanais produzidas por maranhenses.

Além das exposições de artesanato e apresentações artísticas em polos turísticos, o projeto prevê o mapeamento, capacitação e cadastro de artesãos no Sistema de Informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro (SICAB). As cidades que receberão a 1ª etapa da ação são Caxias, Alcântara, Barreirinhas, Rosário e Imperatriz.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior, afirmou que serão disponibilizadas 10 barracas, sendo quatro para o Ceprama, duas para o município sede e quatro a serem distribuídas entre os municípios que compõe o polo. Segundo o secretário, terá palestras e capacitações, além da entrega da carteira formal de artesão e comercialização desses produtos em locais com grade fluxo de visitantes.

O evento teve também a presença do diretor do Ceprama, Domingos Jorge Junior, do superintendente de artesanato do Maranhão, Carlos Martins, da analista de responsabilidade social da Cemar, Jeane Pires, da secretária adjunta da Lei de Incentivo da Secma, Jeane Ferreira de Souza, do diretor da Octop, Henrique Almeida, dos artesãos e do trade turístico.