Cientistas da Universidade da Califórnia criaram uma lente de contato tecnológica que permite que o usuário “dê zoom” ao piscar duas vezes rapidamente. No melhor estilo 007, a novidade foi desenvolvida com o objetivo de ser usada em próteses oculares, óculos ajustáveis e robôs operados remotamente, e não só e necessariamente para olhos humanos.

Segundo Shengqiang Cai, líder da pesquisa, a lente só saiu do papel porque os olhos dos seres humanos carregam sinais eletro-oculográficos, que são movimento gerado entre as camadas da retina ao piscar. De acordo com ele, mesmo de olhos fechados, os globos oculares continuam se movendo e gerando esses sinais.

O que os cientistas fizeram foi medir os impulsos elétricos dos sinais e direcioná-los à lente  que criaram. O produto, controlado por eletrodos presos ao redor do olho, é feito de polímeros. Na medida que a corrente elétrica passa, a lente expande ou retrai.

O estudo afirma, por conta da tecnologia desenvolvida, é possível dar um “zoom” de até 32%. Para a pessoa ativar a tecnologia, ela precisa piscar duas vezes, rapidamente.