Troca de experiências tecnológicas, incremento da produção local e geração de renda estão entre os objetivos da 18ª edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), que acontecerá entre os dias 07 e 09 de agosto, no município de Presidente Dutra, reunindo 27 cidades do Sertão Maranhense. Desde 2015, o governo promove as Agritecs em todas as regiões maranhenses, dentro da estratégia de fomento à Agricultura Familiar no Estado.

Para o Secretário de Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça, as feiras se consolidaram como instrumentos importantes de incremento da produção dos pequenos produtores. Segundo ele, as Agritecs fazem parte de uma política pública prioritária do Governo do Maranhão, que garante aos pequenos agricultores o acesso a novas técnicas de produção, ajudando a aumentar o plantio com baixo custo e ampliando oportunidades de acesso e incremento do crédito.

A Agritec, coordenada pelo Sistema de Agricultura Familiar, que reúne a SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), já garantiu a intermediação para contratação de crédito financeiro no valor de R$ 25,4 milhões, destinado a milhares de pequenos produtores maranhenses.

A partir do dia 07 de agosto, os agricultores do Território Sertão Maranhense terão acesso à comercialização e exposição de produtos, minicursos, palestras, oficinas e outras atividades oferecidas pela décima 18ª da Agritec.

Além do município sede, participam da edição produtores dos municípios de Barão de Grajaú, Colinas, Capinzal do Norte, Dom Pedro, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luis Rocha, Graça Aranha, Joselândia, Jatobá, Mirador, Pastos Bons, Passagem Franca, Paraibano, São João dos Patos, São Domingos do Maranhão, Santa Filomena, Tuntum, São José dos Basílios, Santo Antônio dos Lopes, Caxias, Barra do Corda, Rosário e Itapecuru-Mirim

Em outubro, o Governo do Maranhão vai promover a Agritec no Território Lençóis Maranhenses, entre os dias 16 e 18. Já em novembro, a Feira chegará ao Território do Alto Turi, entre os dias 27 e 29.

Mais oportunidades

Com mais de 30 mil pessoas capacitadas ao longo dos últimos 4 anos e meio, as Agritecs oferecem conhecimento sobre a comercialização de alimentos, criação de animais, ações de transferência de tecnologia, gestão na agroindústria, além de minicursos e palestras.

Para alcançar mais produtores, o governo promoveu parceria com movimentos sociais, com o Sebrae, a Embrapa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).