Suíça é o país mais inovador do mundo, segundo pesquisa

Suécia, EUA e Israel também integram o top 10

Suíça é considerado o país mais inovador do mundo pelo segundo ano consecutivo (foto: reprodução)

De acordo com o indicador global, no quesito inovação, a Suíça está no primeiro lugar do ranking mundial pelo segundo ano consecutivo. Já a Índia é o país com maiores avanços entre as principais economias.

São 129 economias mundiais em 80 parâmetros, entre eles estão: pesquisa, tecnologia e criatividade. Dados que são obtidos pela pesquisa anual Global Innovation Index e reunidos pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, Universidade de Cornell e INSEAD.

Top 10

Seguindo a Suíça, estão a Suécia, Estados Unidos e Israel fechando o top 10. Segundo o diretor-geral assistente da OMPI, Naresh Prasad, A Índia havia conquistado o 52° lugar, mas nos últimos anos vem recuperando posições melhores e voltando a subir no ranking.

O relatório foi feito no momento em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou a previsão de crescimento global e alertou para um 2020 “preocupante”. Em meio a um cenário duvidoso e contraditório, declínios comerciais e perspectivas crescentes para um Brexit sem acordo.

Declínio de apoio público

O declínio de apoio público às causas e projetos ligados à inovação é preocupante. A parcela que contribui de maneira econômica para pesquisas em inovação ainda é mínima, influenciando em um número maior de retirada do valor que deveria ser usado para investimentos.

Em particular, o protecionismo que afeta os setores intensivos em tecnologia e fluxos de conhecimento traz riscos às redes globais de inovação e para a difusão da inovação, de acordo com informações presentes no relatório.