Toyota divulga protótipo de robô que será usado na Olimpíada de Tóquio

O protótipo pode chegar a velocidade máxima de 20 km/h, possui três câmeras e um sensor de direção

Protótipo de robô baseado no e-Pallete (foto: divulgação)

A Toyota, montadora japonesa, anunciou oficialmente na última segunda-feira (22), uma miniatura baseada no seu veículo “e-Pallete“. O projeto é um protótipo do seu robô de apoio de próxima geração, que ainda está em desenvolvimento para ser usado nos Jogos de Tóquio.

O veículo pode ser facilmente confundido com um carrinho de brinquedo, já que possui tamanho similar. O protótipo pode chegar a velocidade máxima de 20 km/h, possui três câmeras e um sensor de direção permitindo que ele consiga “enxergar” o ambiente ao redor.

A fim de ter maior dimensão, agilidade e acompanhar os movimentos dos atletas e equipamentos usados por eles, foi adaptado ao topo do corpo do veículo um conjunto de luzes que acendem quando ele ativa a inteligência artificial, possibilitando que o protótipo acompanhe os oficiais eventos.

O robô pode carregar objetos pesando até 8 kg

Com apenas um clique, o veículo pode trazer de volta aos atletas os objetos que são arremessados, objetos esses que podem pesar até oito quilos, no caso do martelo. Logo após recolherem esses itens, o carro volta para os atletas imediatamente.

De acordo com o gerente de projetos que supervisionou o desenvolvimento do robô, Takeshi Kuwabara, os humanos são mais adequados para pegar equipamentos pesados, mas para transportá-los rapidamente para seus respectivos depósitos é um trabalho que é melhor realizado por robôs.