Mercedes-Benz e Bosch lança serviço de manobrista sem motorista

O serviço funcionará por meio de coordenadas de um aplicativo que poderá ser baixado no smartphone

O veículo usará a tecnologia de veículos da Mercedes e a infraestrutura fornecida de pela Bosch.

As empresas Mercedes-Benz e Bosch lançaram, nesta terça-feira (23) o “valet do futuro“. O veículo, que foi aprovado pelas autoridades para operar, tem função autônoma do nível 4, e, segundo as companhias, é o primeiro gênero no mundo.

Para os proprietários de veículos que sonhavam com o dia em que tecnologia seria suficiente para que um automóvel fosse capaz de ser seu próprio manobrista, esse dia chegou, pelo menos na Alemanha já é realidade.

O serviço de manobrista sem motorista irá funcionar no estacionamento do Museu da Mercedes-Benz, será usada a tecnologia de veículos da Mercedes e a infraestrutura fornecida de pela Bosch.

Instruções de funcionamento

Para que o veículo entenda que precisa localizar um ponto de estacionamento, as instruções precisam ser iniciadas por meio de um aplicativo que será acessado via smartphone. O veículo pode retornar ao ponto de partida da mesma maneira.

Os corredores e seus arredores receberam monitores que irão enviar informações necessárias para que o veículo se locomova. Sensores esses que foram cedidos pela Bosch e espalhados por todo o espaço do museu.

Além de seguir em local plano para localizar seu ponto de parar, os carros serão capazes de descer e subir rampas, mudando de andar. Nos casos em que o automóvel identifique qualquer obstáculo, será capaz de parar imediatamente.

“Esta aprovação estabelece um precedente para obter outras no futuro para o serviço de estacionamento autônomo em garagens em todo o mundo”, disse Michael Hafner, chefe de tecnologias de condução e direção autônoma da Daimler, em comunicado.