Avião do futuro promete comissário robô e espaço garantido para mala

A Airbus revelou as inovações que pretende implementar na cabine de passageiros até 2030

Em um vídeo futurista, a Airbus mostrou suas pretensões para seus aviões na próxima década. Segundo a fabricante europeia, os viajantes terão à disposição novas tecnologias, como comissário de bordo robô e espaço garantido para malas de mão, além de realidade aumentada e poltronas que poderão girar 180 graus. 

Os assentos também prometem ser mais confortáveis que os atuais. Segundo a Airbus, serão usados novos materiais inteligentes nas poltronas que podem ajustar a maciez de acordo com o peso do passageiro. 

O vídeo também mostra uma cabine que utiliza recursos de tecnologia aumentada, e as paredes podem ser transformadas em telas virtuais, usadas para o entretenimento, para acessar dados pessoas com o uso da conexão à internet e até serviço de bordo. Uma das principais novidades é a reconfiguração de algumas áreas internas dos aviões, como, por exemplo, a criação de um espaço para alongamento.

De acordo com o vice-presidente de marketing de cabine de Airbus Ingo Wuggetzero a projeção dos conceitos foi criada juntamente com especialistas da indústria aeronáutica, companhias aéreas e até startups do Vale do Silício (EUA). Ele afirmou ainda que a ideia é dar mais escolhas ao passageiro e também serviços mais personalizados para uma experiência única.