Amazon vai ensinar novas profissões a funcionários

Com a mudança nas profissões exigidas pelo mercado, Amazon vai investir 700 milhões de dólares para treinar funcionários em novas habilidades

Ao sentar para um café com empreendedores de tecnologia, a dificuldade para contratar programadores e profissionais de tecnologia é uma das principais reclamações. A varejista americana Amazon, portanto, decidiu resolver o problema dentro de casa.

A empresa anunciou nesta semana que vai investir 700 milhões de dólares nos próximos seis anos para treinar 100.000 funcionários (um terço de seu quadro) para novas funções que vão além das que eles exercem atualmente. O treinamento vai abranger sobretudo áreas relacionadas a tecnologia da informação e engenharia de software.

A Amazon batizou o programa de “Upskilling 2025” (ou “aprimoramento 2025”, em inglês). A ideia é que os funcionários usem os conhecimentos adquiridos para mudar de função dentro da Amazon ou até mesmo busquem vagas em outras empresas, disse a Amazon em comunicado.

O programa é diferente de um simples aperfeiçoamento ou de treinamentos rotineiros que são comuns em muitas empresas. Um funcionário que participar dos cursos pode dar um giro de 360º na carreira: funcionários que trabalham com reposição de estoque, por exemplo, devem poder fazer aulas para virarem engenheiros de software ou programadores, ainda que não tenham muitos conhecimentos prévios na área.

As aulas serão dadas pelos próprios funcionários da Amazon, muitos dos quais são ex-professores universitários. A expectativa da empresa é abrir 15 “cursos” do tipo.tualmente, a Amazon tem mais de 600.000 funcionários nos países em que opera (incluindo no Brasil), com 275.000 deles nos Estados Unidos. O treinamento, por ora, só vale para seus funcionários no país-sede.

A iniciativa da Amazon se junta a ações de outras grandes empresas dos Estados Unidos que vêm oferecendo programas de treinamento de funcionários para novas funções, como a empresa de telecomunicações AT&T, o banco JPMorgan, a consultoria Accenture e a varejista Walmart, concorrente direta da Amazon.

O programa de treinamento da Amazon vai investir, em média, 7.000 dólares por funcionário treinado, ante média de 500 dólares das empresas que oferecem treinamento nos Estados Unidos, segundo a Associação para Desenvolvimento de Talentos, organização americana.

O motivo vai além de oferecer um benefício aos funcionários, mas busca preencher postos de trabalho em tecnologia cada vez mais exigidos nas empresas. Estudos vêm mostrando que talvez seja mais barato treinar os funcionários que já existem na companhia para os empregos do futuro em vez de contratar novos profissionais em um mercado cada vez mais escasso.


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