McDonald’s é a marca de fast food mais valiosa do mundo

Preocupação em oferecer alimentos e embalagens mais saudáveis e sustentáveis ajudaram rede a se valorizar no último ano

Na disputa pelo apetite mundial, o McDonald’s leva a melhor. A empresa americana é a rede de fast food mais valiosa do globo, segundo pesquisa da consultoria Kantar. Na liderança do ranking, o McDonald’s aparece com valor de US$ 130,4 bilhões.

O ranking “100 Marcas Globais Mais Valiosas” elege as empresas mais relevantes em diversos segmentos em escala global. O levantamento deste ano coloca o McDonald’s em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo — superando novamente a rede de cafeterias Starbucks, que ocupa a segunda posição com US$ 45,8 bilhões.

A capacidade de responder a tendências como alimentação saudável e à demanda por embalagens mais sustentáveis ajudaram a rede de fast food a manter sua liderança este ano, segundo a Kantar.

A preocupação em melhorar a experiência do cliente foi outro ponto que impulsionou o valor de marca do McDonald’s. Muitas de suas unidades passaram a oferecer aos clientes a opção de fazer os pedidos por meio de aplicativos ou totens de autoatendimento. Também como parte de sua estratégia de digitalização o Mc comprou uma startup de IA.

Outras marcas também apostam na transformação digital. A Domino’s Pizza, por exemplo, recompensa os clientes com pontos de fidelidade quando eles enviam fotos de pizzas e planeja fazer entregas usando carros autônomos.

David Roth, executivo responsável pelo levantamento, afirma em nota que o poder passou dos varejistas para as pessoas que compram. Segundo ele, os compradores não se importam com os canais, eles se preocupam com conexões, opções e conveniência. Então, para competir na corrida de hoje, os varejistas estão investindo em tecnologia que melhora a experiência do cliente, além de se concentrar em oferecer algo especial que garanta que eles se destaquem.

Muitas marcas também foram beneficiadas esse ano pela forte expansão de suas lojas no mercado chinês. É o caso de Starbucks, KFC, Pizza Hut e Taco Bell. A personalização de menus para levar ao consumidor uma combinação de opções ocidentais e chinesas está ajudando no crescimento das marcas no gigante asiático.

Graham Staplehurst, diretor de estratégia global da Kantar, diz que os varejistas de fast food responderam ao desejo dos consumidores por opções de alimentos mais saudáveis e novas maneiras de comprar, como entregar em casa ou comer fora. Reconhecendo as oportunidades de crescimento na China, as marcas também estão investindo na adaptação de suas ofertas para atender às necessidades desse mercado e estão colhendo as recompensas como resultado.

O ranking combina dados de valor de mercado e a opinião de consumidores em mais de 50 países. Veja abaixo as 10 marcas de fast food mais valiosas do mundo:

  1. McDonald’s – US$ 130,4 bilhões
  2. Starbucks – US$ 45,9 bilhões
  3. KFC – US$ 17,2 bilhões
  4. Subway – US$ 17,1 bilhões
  5. Domino’s Pizza – US$ 9,5 bilhões
  6. Pizza Hut – US$ 7,5 bilhões
  7. Burger King – US$ 7 bilhões
  8. Tim Hortons – US$ 6,6 bilhões
  9. Chipotle – US$ 6,2 bilhões
  10. Taco Bell – US$ 6,1 bilhões