Período junino impactou em 15% no aumento do número de turistas no estado do Maranhão

A expectativa para receber turistas superou o ano de 2018, com a presença de pessoas de todos os locais do Brasil

Cerca de 150 mil pessoas prestigiaram de perto o São João do Maranhão 2019 (Foto: reprodução)

O Maranhão é reconhecido por sua cultura rica em encantos, toadas, matracas, alegria e o colorido da festa junina. Os nativos aguardam durante todo o ano por essa data, mas, quem também se aquece com muita expectativa são os turistas que se instalam no estado durante esse período.

Segundo pesquisa da Infraero, houve significativo aumento de 15% no número de turistas visitando São Luís no período junino, isso sem contar com turistas que chegam em terras maranhenses por via terrestre.

No ano de 2018, foi contabilizado cerca de 130 mil turistas no aeroporto internacional da cidade, em contrapartida, os visitantes deste ano se empenharam com força total para conhecer as atrações que enchem os olhos de quem se aproxima. Esse resultado foi percebido no número de 150 mil turistas no mês de junho deste ano.

Também entrou para lista de destinos mais procurados os seguintes estados: Rio de Janeiro, com crescimento de 231% e São Paulo, com 268%. São Luís teve cerca de 106% buscas por viagem para a cidade. Considerada a maior alta entre os destinos nacionais. No Maranhão, apresentaram-se mais de 400 artistas e grupos, com cerca de 1.300 apresentações.

Locais de festejos

Os destinos foram variados e com diversas opções para quem desejava aproveitar as festas. Os arraiais estavam espalhados por toda a cidade, as atrações apresentaram-se na Praça Maria Aragão, Arraial do Ipem, Nauro de Machado, Praça dos Catroeiros e da Casa do Tambor de Crioula.

O público marcou presença e esquentou os locais compartilhando de canções, danças, calor humano e muita receptividade. Os arraiais foram abertos ao público e cheios de ritmos, satisfazendo todos os gostos.

Arraiais de bairro

O Governo do Maranhão esteve presente e teve a iniciativa de apoiar os arraiais de bairro dos seguintes locais: Largo de Santo Antônio, Liberdade, João Paulo, Anjo da Guarda, Anil, João de Deus e Cidade Operária, proporcionando aos moradores diversão e acessibilidade.

Enaltecendo o turismo

São Luís, com seus encantos, ruas, praças e pontos turísticos atraentes, leva os turistas à fascinação. Um ponto positivo para o crescimento maranhense são os visitantes que se apaixonam pelo que veem, proporcionando além de reconhecimento como patrimônio cultural, lucratividade ao estado.

Os benefícios são vistos através do comércio interno, com a lucratividade a partir das estadias, consumo, hospedagem e compras de lembranças artesanais, por exemplo, que fascina o olho do turista.

O estado torna-se reconhecido a nível nacional e se expande economicamente, oferecendo o que tem de melhor a seus visitantes e mostrando toda a beleza ludivicense. O que gera crescimento e desenvolvimento.