Emirados Árabes Unidos inauguram maior fazenda solar do mundo

Instalação tem capacidade de geração de 1,18 GW de energia em sua potência máxima, suficiente para suprir demanda de 90 mil habitantes

Os Emirados Árabes Unidos começaram a operar o maior projeto individual de energia solar do mundo. A fazenda solar Noor Abu Dhabi reúne 3,2 milhões de painéis, capazes de captar e distribuir para uso 1,18 GW de energia – o maior projeto dos Estados Unidos, por exemplo, tem capacidade de produção de 569 MW, menos da metade desta nova.

Segundo o divulgado, o projeto pode gerar energia suficiente para 90 mil habitantes, o que pode gerar redução de cerca de um milhão de toneladas métricas de CO2 emitidas na atmosfera. A instalação foi construída a partir de uma joint venture entre o governo de Abu Dhabi e um consórcio que reúne empresas do Japão e da China.

Mohammad Hassan Al Suwaidi, chairman da Companhia de Águas e Energia dos Emirados (EWEC), afirmou em entrevista ao portal Gulf News que a conclusão do projeto representa um marco para o plano de aumentar a participação da energia limpa na matriz energética para 50% em 2050, enquanto a pegada de carbono da geração de energia é reduzida em 70%.