O aplicativo de mensagens instantâneas é a nova aposta da Google. O aplicativo funciona de modo similar ao Whatsapp, no padrão de comunicação chamado RCS (Rich Communications Services). Essa plataforma permite o envio de textos, vídeos, GIFs e outros tipos de mídia.
O sistema, que leva o singelo nome de Chat, começará a ser usado no Reino Unido e na França ainda este mês, sendo gradativamente lançado no mercado internacional para concorrer com o iMessage da Apple e outros comunicadores instantâneos.
O sistema está integrado ao programa operacional Android – também desenvolvido pela companhia – e os usuários não precisam da internet para utilizar esses serviços, sendo um desafio direto da Google às operadoras telefônicas. Porém, Para desenvolver o Chat, a empresa se associou a mais de 50 redes de telefonia móvel, como Vodafone, T-Mobile e Verizon.
Antes do Chat, a Google tentou várias vezes lançar sua própria plataforma de mensagens, mas falhou na hora de atrair a atenção do grande público. A última tentativa foi o Allo, que teve seus serviços pausados assim que a companhia anunciasse o novo aplicativo.