Nubank abre escritório na Argentina e acelera expansão pela AL

Fintech iniciou operação no México há seis semanas e já tem 9 milhões de clientes no Brasil

A fintech brasileira Nubank inaugurou nesta última quarta-feira (12) seu escritório na Argentina. O anúncio vem seis semanas após a companhia conhecida pelo cartão roxo iniciar sua operação no México e faz parte de seu plano de internacionalização pela América Latina. O banco digital já tem 9 milhões de clientes no Brasil.

A Argentina, assim como o México, é vista como um mercado com grande potencial pela companhia. Segundo o CEO do Nubank, David Vélez, a Argentina tem uma população jovem e só 24% das pessoas têm cartão de crédito, metade da população não tem conta em banco. Para ele, é uma indústria bancária muito concentrada, sendo assim uma grande oportunidade.

A meta da fintech é terminar 2019 com uma equipe de 50 pessoas no país vizinho. Para 2020, o objetivo é expandir para 300 pessoas, sendo 200 desenvolvedores. Além do escritório, o Nubank terá um centro de engenharia no país (assim como tem no México), com o objetivo de dar suporte às operações do banco na região.

Vélez afirmou que sempre teve uma visão de longo prazo sobre o que o Nubank quer ser, e a internacionalização faz parte disso. Segundo ele, há milhões de pessoas na América Latina sem conta no banco, e que pode influenciar a região trazendo concorrência.

A expansão internacional da companhia vem seis anos após o início das operações no Brasil. Por aqui, o Nubank começou a operar com a oferta de cartão de crédito sem anuidade para os clientes. Depois expandiu para outros produtos como a conta digital NuConta e empréstimo pessoal para quem já é cliente.

A companhia ainda não sabe qual será o primeiro produto oferecido nos novos mercados. Além de Brasil, México e Argentina, o Nubank também tem um escritório em Berlim desde 2017, focado principalmente em desenvolvimento de tecnologia. Não há planos de abrir operação no país europeu por enquanto.

A companhia chegou recentemente à marca dos 9 milhões de clientes no Brasil, sendo 5,5 milhões de contas digitais, o que faz do Nubank a sexta maior instituição financeira em número de clientes. A fintech cresce a um ritmo de 10% ao mês e faturou 470 milhões de reais no ano passado. A operação, no entanto, ainda não dá lucro – em 2018 foram 100 milhões em prejuízo.

Desde sua fundação, em 2013, o Nubank já recebeu mais de 400 milhões de dólares em sete rodadas de investimento de investidores como Sequoia Capital, Kaszek Ventures, Tiger Global Management. O mais recente deles ocorreu em outubro de 2018, quando a companhia recebeu 200 milhões de dólares da gigante chinesa de tecnologia Tencent, dona do WeChat.

Recentemente, rumores de mercado indicaram o interesse do Softbank na companhia, com um aporte de 1 bilhão de dólares, o que avaliaria a fintech em 10 bilhões de dólares de valor de mercado. O dinheiro poderia acelerar os planos de expansão da empresa pela América Latina. O Nubank não confirma, mas diz estar sempre aberto a oportunidades de investimento.