Em missão no Centro Espacial de Kourou, Allan Kardec se lança candidato a vice-reitor da UFMA

Allan Kardec (primeiro plano) representando a UFMA em reunião no Centro Aeroespacial de Kourou (Foto: Reprodução/Facebook)

Atual pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, Allan Kardec Duailibe Barros Filho esteve na terça-feira (4) no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Ele representou a universidade no encontro promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, da Defesa, Governo do Estado do Maranhão e membros do Congresso Nacional.

Sua missão era observar e compreender o processo em torno da instalação e efeitos locais da Base Especial de Kourou. Considerado um dos responsáveis por projetos audaciosos, como a implantação de graduação e mestrado aeroepacial no Maranhão, Allan Kardec objetiva nessa viagem ter uma melhor perspectiva sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) para a Centro Espacial de Alcântara.

Modelo de Kourou pode inspirar Alcântara

O AST abre para o Maranhão e para o Brasil um mercado avaliado em cerca de U$ 135 bilhões.

Os impactos de um centro de lançamento de foguetes para colocar satélites em órbita podem ser observados nessa cidade da Guiana Francesa, que funciona como centro de lançamento da Agência Espacial Europeia (em inglês, European Space Agency – ESA ).

A base é considerada a grande impulsionadora da economia da região e da Guiana Francesa, cujo PIB per capta é hoje aproximadamente U$ 17 mil. Alcântara hoje tem um PIB per capita de R$ 5.422,74 (aproximadamente U$ 1.355).

Trajetória de luta e visão

No mês de maio, um grupo de 108 professores assinou um manifesto dando apoio à candidatura a vice-reitor de Allan Kardec, por causa de seu espírito visionário e proatividade. Em cerca de dois anos à frente da PPPGI, Allan Kardec trabalhou diligentemente para a aprovação de dez cursos de mestrado e quatro de doutorado.

Com gestor, ele tem agido no sentido de descentralizar e desburocratizar a atividade acadêmica, tornando-a mais produtiva e afinada com as demandas da sociedade. Na atual eleição, ele não apoia nenhum dos candidatos a reitor e se mantém numa linha independente.

Em clima eleitoral

No dia 26 de junho, os nove campi da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se preparam para dar um passo decisivo em sua trajetória histórica. A saudável agitação eleitoral da comunidade acadêmica escolherá o novo reitor e vice-reitor que conduzirão a instituição pelos próximos quatro anos.

Em entrevista exclusiva para São Luís do Futuro, Allan Kardec lançou sua candidatura, falando diretamente do Centro Espacial de Kourou.

 

Quando ainda era pré-candidato, ele falou de seus planos de atuação, caso seja eleito vice-reitor. Clique no link e conheça mais suas ideias.