Microsoft expande sua grade de cursos gratuitos com foco em Inteligência Artificial

São destaques os assuntos sobre realidade virtual, tornando-se tema importante para próximas gerações

Microsoft investirá em temas que capacitará o indivíduo a trabalhar imergido em IA (Foto: reprodução)

Estamos preparados para as décadas futuras? Quem nunca chegou a se questionar se a profissão que exerce atualmente será duradoura ou terá curto prazo? Com os avanços tecnológicos, em cerca de alguns anos, diversas profissões serão substituídas por novas carreiras. Já com os olhos no futuro que a Microsoft lançou cursos gratuitos de IA (Inteligência Artificial), cursos esses com temas sobre; ciência, pesquisa de dados, aprendizado de máquinas, reconhecimento de voz e outros. Serão 12 módulos gratuitos da introdução à tecnologia de programação e as aplicações.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais para o futuro, disponibilizando suporte necessário para que diante do por vir e de interação direta com o mundo tecnológico as pessoas estejam preparadas e saibam lidar com as exigências impostas pelo mercado de trabalho. De acordo com Anthony Salcito, vice-presidente global de Educação da Microsoft, vivemos em uma época de mudanças tecnológicas sem precedentes, com a economia e o mercado de trabalho em rápida evolução. Precisa-se considerar que 65% dos alunos de hoje farão trabalhos que ainda não existem.

Mesmo diante de tantos smartphones e aplicativos que facilitam a comunicação com a inteligência artificial, ainda é possível que muitas pessoas não tenham “intimidade” suficiente com a tecnologia para enfrentar as mudanças que invadirão o mercado de trabalho. Uma questão que vem sido levantada em relação a esse assunto é o padrão de salário, profissionais preparados receberão valor maior que aqueles que não se capacitaram, o que pode resultar em maior grau de desigualdade.

De acordo com uma pesquisa da FGV, o impacto da introdução da IA em mercados-chave no BrasilAgricultura e Pecuária, Transporte e Comunicação, Óleo e Gás e Setor Público — para projetar as mudanças que a tecnologia pode causar na economia. O estudo revelou que a adoção do conhecimento nesses setores pode impulsionar a taxa de crescimento do PIB em até 6,43% no acumulado de 15 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016 essas atividades representaram juntas 36,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Parceiras que atuam juntas, trabalham melhor

A empresa que fará parceria com a Microsoft na implementação dos cursos é a Recode e também implementará os cursos de Instituto de Oportunidade Social (IOS), Instituto Gerando Falcões, The Trust for The Americas, Eidos e Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN). A previsão é de que, até 2020, todos os cursos da IA estejam disponíveis em português.

Empenhadas no mesmo objetivo de oferecer capacitação para os profissionais, o Senai e Sesi também promovem a capacitação da força de trabalho em IA no Brasil, as empresas oferecerão quatro cursos gratuitos sobre os temas, os interessados poderão acessar a plataforma do Senai e Sesi através do endereço: mundosenai.com.br. As vagas estão disponíveis para alunos e qualquer outro interessado.