Com casa cheia, Movimento São Luís do Futuro realiza seu Terceiro Meetup

Com o propósito de instigar o público, o Meetup abordou assuntos que impactam diretamente num futuro próximo da sociedade

Terceira edição do Meetup São Luís do Futuro: plateia jovem e participativa (Foto: Ananda Maia)

THAYSSA ABREU e ANANDA MAIA

Atualidade, progresso, oportunidades, benefícios e tecnologia foram os assuntos da noite do Meetup São Luís do Futuro, evento que teve sua Terceira edição nesta quarta-feira (22).

A noite seguiu intensa com muita conversa e aprendizado voltados ao tema São Luís e Alcântara: os desafios para implementar conceitos de Smart City. O evento aconteceu no espaço Black Swan, com casa cheia e participação assídua da plateia.

O público saiu informado sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, assinado no começo do ano, e que permite que o futuro Centro Aerospacial de Alcântara (CEA) possa fazer uso comercial do complexo para o lançamento de satélites.

Os palestrantes tornaram disponíveis suas apresentações nos seguintes links:

  • Tagil Oliveira Ramos, Consultor de Marketing de Dados e Coordenador do Movimento São Luís do Futuro. Link
  • Allan Kardec Dualibe, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA Link
  • Joel Bispo Negrão, Head de Chatbots do Grupo Mateus Link
  • Davi Telles, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) Link

Cidades Inteligentes Sociais

O tema das Smart Cities foi tratado a partir de quatro perspectivas: Comunicação/Marketing, acadêmico, comercial/tecnológico e governamental.

O encontrou serviu para quebrar mitos arraigados pela desinformação a respeito na nova era espacial e o papel de Alcântara nesse contexto. A plateia, atenta e participativa, tirou dúvidas sobre os temas, agregando conhecimento sobre o propósito dos novos projetos da base de lançamento.

Joel Bispo, do Grupo Mateus: palestra-show sobre chatbots e assistentes virtuais (Foto: Victor Lima)

Foram citados pontos de melhoria, trajetos que serão tomados, facilidades para as cidades, melhoria de vida profissional e oportunidades de crescimento para a população.

Davi Telles observou a importância de tornar São Luís uma cidade inteligente e, a partir das implementações que serão realizadas, dar um grande passo na direção do futuro. A respeito de Alcântara, o secretário defendeu uma postura altiva, que garanta a participação do Maranhão não só nos negócios indiretos (como turismo e hotelaria), mas no empreendimento aeroespacial diretamente, com a participação de pessoas graduadas e pós-graduadas pelas universidade maranhenses.

“Com o meetup, podemos aprofundar conhecimento e ter uma ampla noção de como será a implementação do centro espacial de Alcântara”, avaliou uma das participantes, Laís Caroline, estudante de Engenharia Elétrica da UFMA. “É interessante observar que o estado terá uma grande oportunidade de emprego e incentivo ao ensino, haverá, também, maior reconhecimento de empresas brasileiras, fomentando o mercado e negócios”.

Próximo Meetup

O Quarto Meetup São Luís do Futuro já tem data marcada, será realizado no dia 18 de junho (terça-feira), no auditório da Fecomércio. A próxima edição terá como tema “Oportunidades geradas pelo novo ambiente tecnológico de negócios”, e irá discutir sobre os recursos disponíveis ao empresário maranhense para conseguir dinheiro mais barato e vender com menos riscos para o consumidor.