Sebrae realiza Hackatour focado no trade turístico em São Luís

Maratona tem como objetivo fomentar inovação, criação de startups e o desenvolvimento de soluções tecnológicas no segmento do turismo

Foto: Reprodução

De 31 de maio a 02 de junho, o Sebrae realiza o Hackatour 2019, evento focado no desenvolvimento de soluções tecnológicas para negócios do setor turístico, criação de startups e estímulo à inovação.

Trata-se de uma espécie de maratona, com ampla programação voltada para três tipos de perfis de participantes: o público ligado ao negócio do turismo (estudantes, professores, empreendedores do trade e demais outros ligados a atividades do setor); programadores e desenvolvedores, além de designers. A programação compreenderá palestras, brainstorming, mentorias, seleção e premiação das melhores soluções tecnológicas criadas durante a maratona.

O termo hackatour é uma alusão ao ‘hackathon’, mistura das palavras hack, traduzida como programar de modo excepcional, e ‘marathon’, que significa maratona. É uma ferramenta originalmente ligada à produção de software, mas que vem sendo largamente usada no mundo inteiro para geração de soluções para problemas e desenvolvimento da inovação, integração de equipes e networking, dentre outros benefícios.

Hackatour é uma adaptação dessa ferramenta que vai permitir a formulação de soluções alinhadas aos gargalos do setor e à realidade local. Os participantes passarão por um processo de imersão acompanhado por mentores, cujo resultado será a formulação das soluções tecnológicas, tendo como base o entendimento sobre os problemas da atividade turística em São Luís.

Após inscritos, os participantes formarão equipes multifuncionais, compostas obrigatoriamente com pelo menos um participante de cada um dos perfis desejados (pessoas ligadas ao business turismo, programadores e designers).

Hackatour se inicia no dia 31 de maio, às 18h. Prossegue nos dias 1º e 02 de junho, de 8h às 22h. Nesse período, os participantes serão desafiados a produzir soluções tecnológicas para problemas do trade turístico de São Luís, indicados pela organização. Todos os projetos deverão ser criados durante a maratona e as soluções podem englobar, por exemplo, sites, aplicativos, plataformas de gestão, entre outros.

Ao final da maratona, serão escolhidas as três melhores soluções considerando-se critérios como utilidade, funcionalidade, alcance, originalidade e potencial de vendas, dentre outros. Serão premiados o primeiro colocado, com participação no Case 2019; o segundo colocado com uma viagem para a ABAV Expo 2019, que acontece em São Paulo; e o terceiro colocado com uma solução de capacitação oferecida pelo Sebrae.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Loja Sebrae até o dia 30 de maio. O investimento é de R$ 60. Para programadores, clique aqui. Já designers gráficos, devem se clicar aqui e estudantes, professores, empreendedores do trade e demais outros ligados a atividades do setor deverão se inscrever aqui.