Em meio ao crescente uso das novas tecnologias no setor de segurança, duas empresas brasileiras lançarão na próxima semana um sistema de câmeras que usa inteligência artificial para reconhecimento facial e corporal em tempo real.
A solução, chamada “Video Analytics”, é fruto de uma parceria entre a startup de inteligência artificial InovaMind e a companhia de segurança digital TecVoz e será apresentada durante a feira internacional Exposec, organizada pela Cipa Fiera Milano e que acontece de 21 a 23 de maio, em São Paulo.
As duas empresas desenvolveram uma tecnologia inédita no mercado brasileiro e que utiliza os vídeos captados pelas câmeras de segurança para analisar rostos e corpos, identificar pessoas perigosas e movimentos suspeitos e gerar inteligência sobre todo o material.
Até então, para usar uma solução desse tipo era preciso importá-la, o que acabava acarretando em custos elevados. Segundo o CEO e fundador da InovaMind, Jung Park, era uma tecnologia muito cara e que dependia de servidores e modelos de inteligência artificial muito custosos. Mas agora, foi possível montar um algoritmo que consegue identificar não só a face, mas também o corpo.
Segundo ele, o sistema é capaz de mapear mais de 2 mil pontos do rosto humano e pode ser usado em inúmeras aplicações, como para entrar em um condomínio, fazer controle de ponto e administrar o acesso a uma residência.
O Video Analytics consegue identificar pessoas, reconhecer corpos para detectar presença, diferenciar homens de mulheres e distinguir funcionários de clientes. De acordo com a InovaMind, a assertividade no reconhecimento facial é superior a 99%.
Na parceria, a InovaMind entra com a tecnologia, desenvolvida ao longo de um ano, e a TecVoz, com as câmeras. Segundo o CEO da startup, neste ano o objetivo é atingir pelo menos 100 mil câmeras com essa tecnologia embarcada. Os principais focos da empresa serão o mercado de segurança e o mapeamento de fluxo de pessoas, como em shoppings e estações de metrô, por exemplo