A Amazon vai pagar para que seus funcionários empreendam—mas não em qualquer área. A companhia norte-americana anunciou que dará US$ 10 mil como investimento inicial para que empregados deixem a empresa e comecem negócios relacionados a entregas e logística. Além disso, promete que continuará pagando o salário que o funcionário receberia da Amazon por três meses.
Em junho de 2018, a empresa de Jeff Bezos anunciou um programa que propunha a criação de empresas de transporte que usariam vans e uniformes da Amazon para a entrega de pacotes. A ideia não era destinada a funcionários, apesar de eles também estarem contemplados. O foco desse trabalho é em pacotes Prime — programa premium que promete entregas para o mesmo dia.
A proposta atraiu tantos funcionários que a empresa expandiu a ideia para o novo modelo com remuneração e investimento. A Amazon afirma que mais de 200 pequenos negócios de transporte já fecharam parcerias desde o início do programa. O objetivo é buscar alternativas de transporte às entregadoras tradicionais, como UPS e FedEx.
Recentemente, a companhia começou a experimentar entregas por meios autônomos. Um robôzinho simpático, chamado de Scout, foi uma dessas tentativas. Ele faz entregas sozinho e é capaz de desviar de pedestres ou animais de estimação.