Sistema Fiema discute simplificação do licenciamento ambiental

Foram citados assuntos, tais como, simplificação do licenciamento ambiental, nova resolução de uso de outorga d´água, plano estadual de recursos hídricos, entre outros.

Sistema Fiema contou com a presença de órgãos da iniciativa privada e do poder público (Foto: Reprodução)

Para tratar de assuntos que envolvem temas relacionados ao Meio Ambiente, reuniram-se, na semana passada vários representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

O objetivo do encontro foi debater temas relevantes e de interesse dos empresários do setor. Em pauta, temas como a simplificação do licenciamento ambiental, a nova resolução de uso de outorga de água, plano estadual de recursos hídricos, dentre outros.

O objetivo de reuniões desse tipo é enfatizaz a articulação empresarial em torno de ações conjuntas de interesse para o desenvolvimento da indústria, mobilizando os setores produtivos locais e a sociedade para a superação de obstáculos e limitadores da atividade industrial da região.

Um dos temas debatidos pelos participantes foi o Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão. A primeira fase do ZEE-MA, que contempla o diagnóstico do Bioma, está 60% concluído, o que permite aos representantes empresariais entender se posicionar para a defesa dos interesses de seus respectivos setores.

As questões levantadas levaram o Conselho Temático de Meio Ambiente a atuar no aperfeiçoamento da legislação ambiental, estimulando práticas de conservação e uso eficiente dos recursos naturais, para formular diretrizes e estratégias para subsidiar o processo decisório e o posicionamento da entidade na agenda de meio ambiente.

Segundo o presidente do Conselho, Benedito Mendes, a reunião foi produtiva, por tratar de temas pertinentes ao desenvolvimento industrial do Maranhão, com possíveis soluções temas importante sobre o Meio Ambiente.