Segundo “Meetup São Luís do Futuro” mostra soluções reais e casos de sucesso no Maranhão

Inovação, tecnologia, aprendizado e determinação foram pautas abordadas no II Meetup São Luís do Futuro

II Meetup SãoLuísdoFuturo (Foto: Acervo do Casarão Renato Tech)

THAYSSA ABREU SÁ

Quem não iniciou ou pensou em começar seu próprio empreendimento? O segundo Meetup São Luís do Futuro, realizado na terça-feira (30), teve como tema a Inovação e o Empreendedorismo no ambiente do Maranhão.

O público que compareceu ao Casarão Tech Renato Archer possuía uma composição eclética: alunos, professores, investidores, empreendedores e pessoas buscando dicas e conhecimento tecnológico para entrar na nova era de negócios que a capital respira.

O Meetup contou com a participação dos palestrantes Tagil Oliveira Ramos, consultor de Marketing de Dados e coordenador de Marketing Digital do GRUPO JP, Ivanilde Pacheco, coordenadora do projeto de empreendedorismo COWORKING IFMA e Fred Brandt, empreendedor e CEO do Armazém da Estrela.

Dentro dos temas discutidos, num tom informal e sem academicismos, os preletores incentivaram os projetos de cada pessoa presente em inovar, criar e desenvolver seu negócio próprio. Eles apontaram passos críticos para usufruir de aparelhos tecnológicos e usaram exemplos de seu dia a dia para mostrar como persistir e não desistir de seus planos de vencer na vida.

Movimento da sociedade

O Meetup, já na sua segunda edição, é o resultado prático de um movimento maior, gerado a partir de demandas da sociedade ludovicense. Profissionais liberais, comunidades, representantes da iniciativa  privada, gente da área de tecnologia, arquitetos e urbanistas se uniram para criar e um novo ambiente de negócios na capital maranhense e transformar a ilha numa Social Smart City (Cidade Inteligente Social).

A reflexão de todas essas pessoas se traduziu no Movimento São Luís do Futuro, lançado em dezembro do ano passado. Outro resultado prático foi a criação deste portal (saoluisdofuturo.com.br), uma iniciativa do GRUPO JP que divulga notícias sobre o novo ecossistema digital de negócios na região e que se pauta pelos valores da Nova Economia, espírito empreendedor e inovação.

#TodosEmpreendedores

A era digital tornou-se uma facilitadora para progresso e revolução de negócios em geral. Atualmente, a maioria das pessoas carrega um aparelho tecnológico no bolso. Por meio do smartphone, é possível revolucionar a própria vida e o ambiente em torno de si, acreditam os ativistas do Movimento.

“O que me impulsionou a vir presenciar o Meetup foi a curiosidade e vontade em adquirir experiência para área que ingressei, que é o empreendedorismo, vim para aprender e sair daqui com uma bagagem de novos conhecimentos’, conta a aluna do instituto IFMA, Bruna Cristina.

Frederico Diniz, definindo-se um apaixonado pelo mundo de empreendedorismo, revelou à reportagem por que compareceu ao Meetup. “Tenho muito interesse no ecossistema de empreendedorismo local e acho incrível conhecer mais pessoas que são interessadas nesse assunto”, disse. “Estou saindo do encontro cheio de desejos e expectativas”.

Outros depoimentos (veja os vídeos):

Próximo Meetup

O próximo encontro já tem tema, data e local marcados. Ele acontecerá em 22 de maio, às 19h00, no Black Swan. As palestras focarão um assunto de muita importância para duas cidades maranhenses: SÃO LUÍS & ALCÂNTARA: OS DESAFIOS PARA IMPLANTAR O CONCEITO DE SMART CITYOportunidades e ameaças para a região metropolitana em 2019 e nos próximos anos.
Para fazer sua pré-inscrição, clique no link https://forms.gle/fJdPnZ1keXZ4k8Un8