Imesc promoverá minicursos no I Encontro Maranhense de Economia

Inscrições já estão abertas para participação do encontro e para o envio de trabalhos

Foto: Reprodução

Debater temas relevantes para a sociedade maranhense e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Este é o objetivo principal do I Encontro Maranhense de Economia (EME), que ocorrerá entre os dias 23 e 24 de maio, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e terá a participação do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Em parceria com o Imesc, o evento contará com dois minicursos: “Espacialização de Indicadores Socioeconômicos com o uso do Qgis”, ministrado pelo geógrafo Ronald Bruno Santos, no dia 23; e “Definição de Indicadores de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas”, comandado pela economista Talita de Sousa Nascimento, no dia 24.

Para o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, a presença do órgão no I EME é o primeiro passo do Instituto na ampliação da relação institucional com as universidades. Segundo ele, esta relação será reforçada com o desenvolvimento de trabalhos em conjunto, e nos próximos encontros, a instituição terá uma participação ainda mais efetiva, inclusive nos diálogos sobre quais são os temas mais relevantes para o Estado.

O tema abordado pelo encontro será “Repensando as estratégias do desenvolvimento no Maranhão” e focará em propiciar a discussão de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, de temas relevantes para o desenvolvimento maranhense e brasileiro. Assim, o encontro visa aglutinar os atores relevantes nessa empreitada, como universidades, empresários, políticos, sociedade civil e a administração pública.

Promovido pelo Departamento de Economia da UFMA e o Conselho Regional de Economia do Maranhão (Corecon-MA), o evento contará com mesas redondas, conferências e apresentação de trabalhos. As inscrições para o I EME para participação do encontro e para o envio de trabalhos. Mais informações no site do evento: www.eme.ufma.br/.