Carrefour lança assistente virtual Carina

Funcionária robô, eleita por voto popular, vai solucionar dúvidas e oferecer sugestões de serviços e produtos para os clientes

Foto: Divulgação

Grupo Carrefour Brasil lançou assistente virtual Carina, que utiliza inteligência artificial (IA) para atender os clientes da empresa. Segundo a varejista, a funcionária robô tem como objetivo solucionar dúvidas e oferecer sugestões para os clientes com agilidade, cordialidade e clareza na informação por meio de canais de voz e texto.

Por meio de IA, Carina vai “entender” as vontades do consumidor para sugerir produtos e serviços. Segundo Paula Cardoso, CEO do Carrefour, a IA no varejo está cada vez mais atrelada ao conhecimento do comportamento de compra dos consumidores para oferecer produtos de forma personalizada e assertiva.

Na primeira etapa de implantação, a assistente interagiu com os clientes pelo telefone. A partir deste mês, ela passou a atender via chatbot e WhatsApp. Entre as informações que Carina pode passar estão status do pedido de e-commerce, saldo do cartão-presente, parcelamento do cartão de crédito do Carrefour e segunda via da fatura.

A personagem Carina foi escolhida em votação popular entre três personagens apresentadas no site. A assistente recebeu 63,95% dos votos, possui 42 anos, é morena de cabelos cacheados e trabalha no Carrefour há 10 anos.