IEMA traz Torneio Internacional de Robótica para São Luís

A competição é a reta final do Torneio Juvenil de Robótica, que aconteceu no ano passado em João Pessoa, na Paraíba

Foto: Reprodução

São Luís será a capital internacional da robótica no período de 26 a 30 do mês de junho, período em que sediará o Torneio Internacional de Robótica (ITR). O evento foi lançado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), e acontecerá das 10h às 18h, no Golden Shopping.

A competição representa a reta final do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu no ano passado em João Pessoa, Na Paraíba, apenas os três primeiros colocados de cada modalidade se classificam para essa etapa, em conjunto dos campeões do TJR das edições da Argentina e Uruguai. As equipes passaram por etapas estaduais e nacionais até serem classificadas para a disputa internacional.

Os estudantes precisam comprovar conhecimento ao encarar desafios que envolvem dança, resgate no plano, resgate em alto risco, viagem ao centro da Terra, sumô tradicional, MMA e cabo de guerra. De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, a capacidade criativa dos jovens estudantes maranhenses e professores é resultado de um conjunto de esforços que leva a capital a esse momento especial de sediar um evento de robótica internacional.

Nesta etapa internacional, são esperadas 238 equipes de 11 estados, além de grupos da Argentina, Uruguai e México. Do Maranhão, participam equipes de seis municípios que integram a Rede IEMA de Educação Científica e Tecnológica.

A competição além das modalidades oficiais, abrigará uma categoria para que os “Clubinhos da Robótica” possam competir. O IEMA participa com seis equipes, sendo três da unidade plena de São Luís, e três da unidade de Pindaré-Mirim, além da participação dos doze clubinhos. Os Clubinhos são fruto da parceria do Instituto com as prefeituras e levam oportunidades a outros estudantes das redes estadual e municipal de ensino.