Smart City Expo tem início nesta quinta e coloca Curitiba no centro do mundo inovador

Durante os dois dias do Smart City serão ministradas 85 palestras nacionais e internacionais

Tudo pronto para a segunda edição do Smart City Expo Curitiba. O evento voltado para a área de cidades inteligentes começa hoje (21), e segue até esta sexta-feira (22), o fórum internacional irá discutir, no Expo Barigui, soluções e oportunidades para os municípios e seus desafios para transformá-las em cidades inteligentes.

Este ano o evento é dividido em quatro pilares temáticos: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes, governança em sociedades digitais, planejando cidades inovadoras e inclusivas, e cidades criativas, sustentáveis e humanas.

O Smart City Expo Curitiba 2019, reunirá congresso e exposição e tem a expectativa de receber mais de 6 mil pessoas, entre representantes de municípios de todo o país e de 25 cidades do exterior.

Durante os dois dias do Smart City, que integra o calendário de eventos em comemoração aos 326 anos de Curitiba, o Vale do Pinhão, movimento para promover ações de Cidades Inteligentes, está atuando para fortalecer o desenvolvimento sustentável na capital, com geração de emprego e renda.

O prefeito de Curitiba Rafael Greca avalia que as soluções que serão apresentadas no Smart City Expo Curitiba 2019 farão parte da rotina nas cidades e os gestores atuais têm o desafio de integrar os conceitos e tecnologias de Cidades Inteligentes para orientar o desenvolvimento dos municípios.

Palestras

O Smart City Expo Curitiba 2019 terá 85 palestrantes nacionais e internacionais no congresso. Entre os temas estão mobilidade, governança e planejamento urbano. Além de nomes como Brooks Rainwater, diretor do Center for City Solutions, e membro da Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos, e o empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, o fórum na capital paranaense vai reunir representantes de cidades como Buenos Aires (Argentina), Las Condes (Chile), Guayaquil (Equador), Barcelona (Espanha) e Seattle (EUA).

Ao lado dos especialistas convidados, o prefeito Rafael Greca vai liderar o debate Diálogos com Prefeitos, que será feito na manhã de sexta-feira (22/3), às 11h15, com outras autoridades nacionais. O encontro irá reunir os prefeitos Felício Ramuth, de São José dos Campos (SP); Gustavo Costa, de Guarulhos (SP); e Udo Dohler, de Joinville (SC).

Smart Plaza

A área de exposição, que contará com 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações (em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo), terá como destaque o Smart Plaza Vale do Pinhão, uma espécie de “coração” do evento e que mostrará as inovações que estão sendo desenvolvidas em Curitiba.

O espaço irá reunir cerca de 60 startups da capital que estão criando tecnologias e soluções para a chamada “revolução cotidiana”, aquela que muda o dia a dia das pessoas e também ajuda a rever a dinâmica e o planejamento das cidades, tornando-as ainda mais inteligentes.

No Smart Plaza Vale do Pinhão também serão apresentadas inovações da Prefeitura que já beneficiam a população da capital, como o aplicativo Saúde Já, os Faróis do Saber e Inovação, o Nota Curitibana e o Worktiba Barigui, o primeiro coworking público do país.

Além disso, serão lançadas duas novidades do município, o Curitiba APP e o aplicativo Nota Curitibana. O acesso à área de exposição é gratuito mediante inscrição prévia pelo site.

Essa será a segunda edição do evento brasileiro chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona.

O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e Vale do Pinhão.

Alguns palestrantes
Transportes: Bibop Gresta, presidente da empresa Hyperloop Transportation Technologies (HTT)
A HTT lidera os estudos sobre o conceito ‘futurista’ de transporte coletivo Hyperloop, criado por Elon Musk, que consiste em um trem que desliza por canos metálicos de baixa pressão em velocidades que poderão chegar a 1.200 km/h — modelo que promete ser o futuro do transporte coletivo.

Economia e cidades criativas: Ana Carla Fonseca, doutora em urbanismo e atua à frente da empresa Garimpo de Soluções. É especialista em cidadania ativa e inovação urbana, além de ser vencedora do Prêmio Jabuti em economia e finalista em urbanismo.

Benjamin de la Peña, chefe de estratégia e inovação do Departamento de Transporte de Seattle, nos Estados Unidos.

Diego Gismondi, Subsecretário de Modernização do Governo de Santa Fe, na Argentina.

Serviço

As inscrições para a feira da Smart City Expo Curitiba 2019 ainda podem ser feitas pelo site do evento. Já a compra do passaporte para a área de congresso só pode ser feita no Expo Barigui.