Startup usa ciência de dados para “prever o futuro” das empresas e ajudá-las a lucrar mais

A solução funciona à base de modelos preditivos, que usam machine learning

Saber os caminhos que a sua empresa vai trilhar para conquistar o estrelato já é uma realidade. A startup J!Quant é uma empresa com foco em antecipar problemas com base nos algoritmos da web.
As informações disponibilizadas pelos dados de uma empresa e pelo comportamento do mercado em que ela atua potencializam a tomada de decisões assertivas para o negócio.

De acordo com Dionisio Agourakis, fundador e CEO da empresa, eles não entregam soluções ‘empacotadas’, e sim resolvemos problemas para as empresas.

Ainda com o CEO, a J!Quant cria soluções para implementar por meio da tecnologia, com algoritmos desenvolvidos e introduzidos dentro do negócio.

Dentro da lista de grandes empresas atendidas está a Ambev. Para diminuir o roubo de cargas, foram criados algoritmos para otimizarem a rota dos caminhões. Outro cliente conseguiu, por meio dos algoritmos, definir o melhor local possível para a abertura de novas lojas.

O raciocínio é: ‘entre essas 50 cidades possíveis, qual eu devo escolher para ter a maior receita possível no próximo ano? Para Agourakis, o algoritmo responde não só isso, mas, com base nos dados de consumo locais, quais produtos ou serviços vão ser mais vendidos nesse novo polo.

A solução funciona à base de modelos preditivos, que usam machine learning. Anos atrás, essa solução seria um software que ajuda a organizar sua expansão. Você cadastra os potenciais lugares, informações que se encontra deles, e ele iria dando caminhos. Mas o CEO lembra que há sempre o perigo dos dados mal inseridos, e o fato de que a empresa acaba trabalhando para o software, e não o contrário.