XP compra parte de startup de inteligência artificial do Vale do Silício

A plataforma Olivia existe há três anos nos EUA e agora chega ao Brasil para ajudar os brasileiros a poupar dinheiro e investir

Foto: Reprodução

A fintech Olivia, dona de um aplicativo que ajuda seus usuários a economizar dinheiro, anunciou que recebeu um aporte da corretora XP Investimentos. A parceria estratégica entre as companhias, que inclui a aquisição de uma participação minoritária da Olivia pela XP, vai dar base para a startup começar a operar no país.

Pelo acordo, a XP será a parceira oficial de investimentos dentro da Olivia. Fundada há três anos no Vale do Silício pelos brasileiros Lucas Moraes e Cristiano Oliveira, o objetivo da startup é ajudar os usuários da plataforma a fazer mais com o seu dinheiro.

A Olivia já tem 450 mil usuários nos Estados Unidos e deve começar a funcionar em breve no País. Quando isso acontecer, o sistema de inteligência artificial da empresa vai direcionar os usuários a produtos financeiros oferecidos pela corretora, personalizando os investimentos para cada perfil.

A parceria entre as duas empresas permitirá que os clientes tenham recomendações personalizadas de produtos financeiros de acordo com o perfil e a capacidade de investimento de cada pessoa. A ideia é que o dinheiro economizado pelo usuário por meio da Olivia se torne um investimento na XP.

O aporte, sem valor revelado, se segue a uma parceria entre as duas empresas: em setembro do ano passado, a XP lançou o robô de conversas Max, desenvolvido pela startup. A parceria evoluiu agora para uma sociedade.