Startup de bicicletas compartilhadas se funde com fabricante de patinetes elétricos

Companhia combinada terá 135 mil veículos e 1.100 funcionários em sete países

A união das duas empresas dá origem à Grow (Foto: Reprodução)

Yellow e Grin anunciaram que estão realizando uma fusão. A Yellow é a startup líder em bicicletas sem estações e patinetes elétricos no Brasil. A Grin, mexicana, é a maior empresa de patinetes elétricos da América Latina. Da fusão das duas, nasce a Grow Mobility Inc, que contém as marcas e aplicativos Yellow e Grin.

Presentes em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, além de Cidade do México, Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile), as bicicletas amarelas da Yellow e os patinetes verdes da Grin se tornaram uma nova alternativa de transporte urbano e um símbolo de um movimento para reduzir a dependência dos automóveis.

Com a união, as startups levantaram um investimento adicional de 150 milhões de dólares com os fundos que já eram sócios das empresas com o objetivo de expandir a presença na América Latina e se preparar para uma eventual concorrência de startups americanas, que já sinalizaram que devem entrar no Brasil em 2019.

As duas empresas começaram a atuar na metade do ano passado e vem registrando crescimento acelerado. Entre os principais investidores das startups estão os fundos GGV Capital, Monashees, Y Combinator, Trinity Ventures, Shasta Venture, Base10 e outros, que já haviam investido cerca de 145 milhões de dólares nas duas startups até 2018.

Ao todo, Grin e Yellow empregam cerca de 1.100 funcionários, espalhados em escritórios no Brasil, no México e outros países latino-americanos. Em seis meses, geraram 2,7 milhões de viagens, e as duas companhias contam atualmente com mais de 135 mil patinetes e bicicletas em sete países.