Black Swan abre seletivo para novos residentes

As inscrições seguem até o dia 10 de fevereiro e devem ser feitas exclusivamente no site da Creative Pack

NATÁLIA MADEIRA

Leonardo Da Vinci, Thomas Edison, Marie Curie, Henry Ford, Steve Jobs,Temple Grandin, Santos Dumont e Nikola Tesla. Sabe o que cada um deles têm em comum? Ideias inovadoras que impactaram diretamente na sociedade, na vida das pessoas e mudaram os rumos da história.

Inspirado nessas ideias de grande valor econômico e social que influenciam o cotidiano e as relações das pessoas com os outros e com o mundo, a Black Swan, centro maranhense de inovação empresarial, gerida pela Creative Pack, está com edital aberto para seleção de 05 novos residentes que se encaixem nos critérios de seleção.

As vagas são distribuídas da seguinte forma: 03 vagas para project-up, projetos em fase de ideação, e 02 para startup, projetos em fase de construção do modelo de negócio. Etapas distintas do processo de aceleração das empresas que tem o objetivo de agregar valor aos projetos de negócios.

As inscrições seguem até o dia 10 de fevereiro e devem ser feitas exclusivamente no site da Creative Pack

De acordo com o CEO da Creative Pack e Head de inovação da Black Swan, João Silva, o hub atua com inovação aberta, que trabalha dentro de um contesto de iniciativa privada, destaca- se como a maior da região Norte/Nordeste com foco em soluções de problemas reais. Não é um espaço de coworking, mas de desenvolvimento econômico e social.

“A gente tem programas de residentes, existem dois tipos de residentes: um deles são novos negócios – as empresas que vão nascer nesses modelos de startup – e o outro são os mantenedores – que são empresas que querem inovar”.

Ainda de acordo com o CEO, neste primeiro momento o programa de residentes trabalha o que se chama de Project-up, momento em que se trabalha desde a percepção do problema até a construção de um protótipo que pode se tornar um produto viável para, então, começar a ser vendido. “Todas as nuances ligadas as novas metodologias para ti inovar, para ti conceber, para ti ser criativo. Metodologias de gerenciamento de projetos, que são palavras mais comuns em indústria e varejo, novas metodologias para gestão, você começa a desenvolver neste momento”, observa João Silva.

O outro momento que, também, está aberto e foi destacado pelo Head da Black Swan, são os das startups. Momento em que as empresas vão aprender mecanismos de venda e desenvolvimento do negócio.

“Esse ferramental e ainda o laboratório de 16 horas, que são treinamentos práticos, geram hipóteses e a gente passa no processo acompanhando semana a semana para saber como está o desempenho de cada equipe em relação ao que eles têm que fazer e a partir daí sugerindo coisas novas que eles precisam fazer. E, tendo uma rede de mentores – pessoas especialistas em áreas especificas que são renomadas no mercado – mentores na área de marketing, produtividade, na área de diferentes tipos de tecnologia, na área de marketing digital de vendas”.

Mantenedoras

Os mantenedores são empresas que ajudam a manter o espaço Black Swan. Segundo João Silva, head do hub, o centro não é um espaço para ter lucros, mas para criar impacto na sociedade. “Ele quer, enquanto cria novos negócios, que as empresas se inovem, se desenvolvam e cresçam, gerando mais economia para o Maranhão”.

Ainda com ele, “esses mantenedores, passam por esse processo e usam essas mesmas ferramentas – essas interações com startups, esses novos conhecimentos e também, a nossa gestão de acompanhar como é que está desenvolvimento próprio processo dele para melhorar”, afirma Silva.

João Silva, conclui observando a necessidade de fazer um contato personalizado com as empresas que pretendem ser mantenedoras.

“Existe uma complexidade maior para definir quem vai ser mantenedor. Então, estamos conversando com cada uma das empresas para entender a realidade de cada uma delas e pensar na melhor maneira de encaixá-las nesse processo para que elas consigam inovar”, finaliza o CEO.

SERVIÇO

O que: Inscrições abertas para o seletivo de novos residentes da Black Swan

Data:15 de janeiro a 10 de fevereiro

Onde: site da instituição

Informações: @espacoblackswan