Turismo em Alcântara tem aumento de 30% nas férias de janeiro

A cidade tem tido um número crescente de visitantes com ampliação da infraestrutura de acesso

Foto: Reprodução

O setor turístico de Alcântara comemora o crescimento da movimentação de visitantes durante o período de férias, em janeiro. No setor de hotelaria, por exemplo, houve crescimento de 30% de ocupação em relação ao mesmo período do ano passado.

Conhecida por seu amplo acervo arquitetônico e histórico, além de um conjunto de praias e ilhas com forte tradição cultural das comunidades quilombolas, a parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de Alcântara tem garantido à cidade um número crescente de visitantes, com ampliação da infraestrutura de acesso, investimentos em ações de saúde, segurança e mobilidade urbana.

Para o empresário e guia turístico Nailton Lobato, o crescimento da movimentação turística também é fruto dos investimentos em promoção dos destinos maranhenses.

O secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga, destaca as prioridades do Governo do Maranhão ao promover os destinos turísticos do Estado. Para ele, além da oferta de preços competitivos, proporcionada pelo diálogo entre as instituições que cercam o turismo em São Luís, a promoção turística dos principais destinos em feiras tem aumentado o fluxo de turistas no estado, a divulgação por meio de grandes mídias como revistas nacionais e ações em aeroportos, também, fortalece e gera resultados muito positivos.

Investimento em mobilidade

Os representantes do setor de turismo na cidade elogiam as iniciativas da administração estadual para ampliar as condições de acesso à cidade histórica. Há duas semanas, o Governo do Maranhão entregou totalmente recuperado o novo Cais da Praia Grande, único modal de acesso marítimo à Alcântara.

Na semana passada o governador Flávio Dino assinou o Projeto de Construção de um novo cais flutuante que garantirá acesso permanente ao município. O novo cais permitirá a realização de viagens em qualquer momento da maré. Atualmente, o embarque e desembarque só é possível durante o período de cheia no Cais da Praia Grande.

A secretária de Cultura e Turismo de Alcântara, Marcelina Serrão, vê uma mudança ampla na atual realidade da cidade. Segundo ela, se trata de uma obra que vai melhorar muito a potencialidade do turismo na cidade, com promoção de renda e melhoria da qualidade de vida. Hoje, o principal atrativo é o city tour em função da maré.

Para o empresário Claudio Diniz, dono de uma pousada na cidade, o novo cais vai garantir mais aquecimento para o setor. Alcântara dispõe de 260 quartos em hotéis e pousadas, mas em função do fluxo da maré, 90% dos visitantes chegam e retornam para São Luís no mesmo dia, no chamado bate e volta.

Atrações

Cercada por praias, ilhas desertas, serena e tranquila, Alcântara pode se orgulhar de ser, também, a mais importante cidade histórica da Amazônia. Seu casario colonial preservado e imponente e o silêncio de suas ruínas guardam reminiscências do passado.

Os atrativos começam logo na descida do barco, no Porto do Jacaré e subindo a ladeira de mesmo nome, que conduz ao coração da cidade onde estão o largo onde se encontram as ruínas da Igreja da Matriz, a antiga cadeia e o pelourinho, ícones máximos das sociedades coloniais e escravagistas brasileiras, as igrejas coloniais, fontes e os museus.
Todo o centro antigo pode ser visitado a pé. Tão importante quanto apreciar os monumentos é ouvir dos moradores ou guias turísticos locais, as histórias que tornam Alcântara ainda mais encantadora.

A natureza proporciona mais espetáculos, como as revoadas dos guarás, as praias e as ilhas. O tambor de crioula, as festas tradicionais, a gastronomia e o doce de espécie, também, estão na lista de coisas imperdíveis.

Como chegar

Do Cais da Praia Grande, em São Luís, saem embarcações todos os dias para Alcântara, em São Luís. Os horários dependem da maré. O telefone do Cais é (98) 3232-0692.