Startups terão apoio financeiro e técnico do governo do Maranhão em 2019

Programa Inova Maranhão: acompanhamento em grupo e individual, para que as startups aprendam mais sobre modelo de negócios, marketing e vendas, plano de investimento, entre outros.

As empresas de inovação tecnológica – conhecidas como startups – terão mais incentivo para criar e se desenvolver no Maranhão a partir de 2019. Em seu artigo semanal no Jornal Pequeno, o governador Flávio Dino adiantou, com exclusividade, que vai haver uma política de incentivo específica para esse segmento.

“A tecnologia também será caminho fundamental para a busca do desenvolvimento do Maranhão, com mais escolas técnicas do IEMA. E também com uma política de incentivo para a criação de empresas de inovação tecnológica – as chamadas startups”, disse o governador em artigo neste domingo (30).

As startups são consideradas essenciais para qualquer economia moderna. Elas criam inovações que podem render não apenas recursos financeiros, mas melhorias na qualidade de vida. É o caso de novidades na saúde, por exemplo.

Hoje o Governo Maranhão já adota medidas para estimular esses empreendimentos. A ideia é fortalecer essas medidas.

A principal política de incentivo atualmente é o Inova Maranhão. O programa concede apoio financeiro e técnico para startups. Foram selecionadas,em 2018, 14 empresas. Elas passaram a participar do processo de aceleração e encubação de seus negócios.

Da ideia à realidade

O Inova Maranhão oferece acompanhamento em grupo e também individual, garantindo que as startups aprendam mais sobre modelo de negócios, marketing e vendas, plano de investimento, entre outros.

“O Inova Maranhão fez muita diferença, participamos de todas as etapas de seleção até chegarmos ao financiamento”, diz Alionália Lopes.

Ela e o marido, Rafael, queriam encontrar uma forma de estimular a filha pequena a gostar mais dos livros e desenvolver o hábito da leitura. Eles entraram para o Inova Maranhão e a ideia virou realidade.

Com o apoio financeiro de R$ 60 mil, eles desenvolveram o Imagina Kids, uma plataforma de suporte didático-pedagógico para criação de histórias infantis para crianças.

“É uma plataforma interativa, em que as crianças escrevem as histórias e ao final tem um livro feito por elas. A aceitação por pais e principalmente escolas tem sido excelente”, afirma Alionália.

Casarão Tech

Além do Inova Maranhão, o Governo do Maranhão também mantém o Casarão Tech, no Centro Histórico de São Luís. É prédio incubador de startups e que abre oportunidade de contatos.

Foi lá que Artur Pinheiro e seus dois sócios encontraram o local ideal para desenvolver games. “Além do local físico, da estrutura, foi importante por que lá já conseguimos clientes contatos que outras startups também passam para a gente, é fundamental esse networking”, diz.