Agricultores da região tocantina passam por qualificação técnica

O treinamento visa promover o adensamento das cadeias produtivas e arranjos produtivos locais em diferentes escalas agregando valor aos produtos maranhenses, gerando riqueza, emprego e renda.

O secretário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Edjahilson Souza, esteve acompanhando de perto os trabalhos realizados dentro do programa ‘Mais Produção’, durante esta semana na Região Tocantina e realizou reuniões com os produtores rurais dos municípios, além de se reunir com prefeitos e lideranças dos municípios de João Lisboa, Açailândia, Sítio Novo, Montes Altos, Senador La Rocque, Buritirana, Amarante do Maranhão, e Imperatriz para discutir propostas que desenvolvam o setor agrícola de cada uma das cidades.
De acordo com o secretário da Sagrima, “o Senar é um grande parceiro principalmente quando se trata do programa ‘Mais Produção’, pois tem prestado assistência técnica de qualidade a esses produtores rurais da Região Tocantina. O nosso trabalho enquanto Sagrima, é supervisionar e acompanhar o desenvolvimento da produção de cada produtor aqui. Dessa forma podemos avaliar melhor o nosso progresso e no que podemos melhorar, pois a nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”,
A produtora rural, Cassia Aparecida Nascimento de Souza, disse que para ela e os outros produtores o pacote de ações oferecidos pelo programa ‘Mais Produção’ só vem para melhorar e facilitar o seu trabalho diário.
“É muito gratificante receber equipamentos que facilitarão o nosso trabalho dentro do campo, isso fará com que produzamos em menos tempo e geremos mais renda. Acho que tanto eu quanto os outros produtores estão feliz com essa melhoria no nosso trabalho”, disse Cassia Aparecida.
De segunda-feira (19) a quinta-feira (22), foi realizado o curso de doma animal (equinos) no município de João Lisboa, além da entrega de sementes de milho e uma reunião entre o secretário da Sagrima, Edjahilson Souza, com os produtores da cadeia de hortifrúti.
Na quarta-feira (21), em Imperatriz, o secretário Edjahilson Souza, esteve participando do “V Seminário de Negócios Rurais”, organizado pelo Sebrae Maranhão. O evento tinha como proposta promover um intercâmbio de conhecimento em temas transversais, com abordagens ligadas ao desenvolvimento da pecuária de leite e corte no Maranhão. Ainda na quarta-feira, o município de Sítio Novo, recebeu equipamentos como ensiladeiras, distribuidora de calcário, analisador de leite, além de sementes de milho por meio do programa ‘Mais Produção’.
Na quinta-feira (22) pela manhã, em Açailândia, o Rancho 2 Irmãos recebeu o ‘Dia de Campo’ com a temática: “Gerenciamento, Tecnologia e Inovação na Pecuária Leiteira, que faz parte do pacote de ações assistenciais ofertados pelo Senar através do ‘Mais Produção’. Nove superintendentes do Senar de diferentes estados do país, estiveram acompanhando o ‘Dia do Campo’, já que o programa tem obtido êxito e sucesso, passando a se tornar uma referência em todo o país.
Já durante a tarde, os municípios de Senador La Rocque e Buritirana, foram contemplado com equipamentos agrícolas como a distribuidora de calcário, ordenhas mecânicas; além serem contemplados com sementes de milho.
Para o prefeito de Buritirana, Vagtonio Brandão dos Santos, disse que ficou feliz com a iniciativa do Governo do Estado por intermédio da Sagrima, principalmente com relação a entrega de equipamentos agrícolas que irá fazer com que o município aumente a sua produção.
“Ficamos felizes com a chegada dos equipamentos agrícolas , pois eles contribuirão com o aumento da produção de cada homem e mulher do campo. Percebemos também que há uma valorização das pessoas que vivem do setor agropecuário mediante ações como essas desenvolvidas pela Sagrima”, falou o prefeito de Buritirana.
O pacote de ações do ‘Mais Produção’ continuou na sexta-feira (23), em Amarante do Maranhão e novamente em de João Lisboa na região Capema d’Água e Brejão, com a entrega de equipamentos e a realização de reuniões entre o secretário da Sagrima e os produtores da região. A ação do programa ‘Mais Produção’ deve ocorrer na manhã deste sábado (24), no município de Montes Altos, com a entrega de equipamentos como ensiladeira, distribuidora de calcário e ordenhas mecânicas, além da entrega de sementes de milho e uma reunião entre os produtores e o secretário da Sagrima, Edjahilson Souza.
Programa Mais Produção
O Mais Produção é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), que visa promover o adensamento das cadeias produtivas e arranjos produtivos locais em diferentes escalas (pequenos, médios e grandes), agregando valor aos produtos maranhenses, gerando riqueza, emprego e renda.
Além de realizar estudos e diagnósticos sobre os arranjos produtivos, através de diálogo com os envolvidos em cada cadeia, como produtores, sindicatos, agroindústrias e instituições públicas e privadas; para assim elaborar planos de ação específicos para cada cadeia produtiva.