Empresários de SL debatem Orçamento do FNE

Segundo estimativas do Banco do Nordeste, já foram contratados R$ 15,3 bi em recursos do FNE

A Associação Comercial do Maranhão recebeu esta semana técnicos do Ministério da Integração Nacional e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para discutir a aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.

O encontro teve como objetivo elaborar um novo orçamento do Fundo, afinado com os setores e empreendedores em cada estado. A atividade já foi realizada em Fortaleza (CE) e Montes Claros (MG) e, esta semana, alcançou as capitais São Luís, Salvador, Aracaju, Vitória e Teresina.

Em 2018, segundo estimativas do Banco do Nordeste, já foram contratados R$ 15,3 bilhões em recursos do FNE. O montante corresponde a 51% do valor total previsto para este ano. Comércio e serviços (36%), pecuária (26%) e agricultura (22%) foram, até 31 de agosto, os setores que mais demandaram recursos do Fundo.

Como obter o crédito

Os financiamentos do FNE, embora atendam também a grandes projetos, priorizam empreendedores de médio e pequeno porte. Possibilitam empréstimos para abertura do próprio negócio, investimentos para expansão das atividades, aquisição de estoque e até para custeio de gastos gerais relacionados à administração – aluguel, folha de pagamento, despesas com água, energia e telefone.

Obter o recurso é simples e as condições são facilitadas, até mesmo com prazos de carência mais amplos. Os interessados devem procurar uma agência do Banco do Nordeste.

Administrados pelo Ministério da Integração, os Fundos Constitucionais atendem também as regiões Norte (FNO) e Centro-Oeste (FCO). Os recursos disponíveis a cada ano correspondem a 3% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Do total, são destinados 1,8% ao FNE, 0,6% ao FNO e mais 0,6% ao FCO.

Além disso, o orçamento também é composto do retorno das aplicações de cada Fundo, do resultado da remuneração dos valores momentaneamente não utilizados e da disponibilidade de exercícios anteriores.